Responsabilidade Social

Sempre que temos dúvidas, relativas aos significados e sentidos das palavras, recorremos ao dicionário para achar respostas. Ao tentar definir com mais precisão o termo “responsabilidade social” achamos a resposta: não existe resposta para essa busca.

Tentativa e erro já dizia Maslow, portanto a definição será a junção das palavras responsabilidade e social.

De acordo com o dicionário line: http://michaelis.uol.com.br  temos as seguintes definições:

1. Responsabilidade
res.pon. sa.bi.li.da.de
sf (responsável+i+dade) 1 Qualidade de responsável. 2 Dir Dever jurídico de responder pelos próprios atos e os de outrem, sempre que estes atos violem os direitos de terceiros, protegidos por lei, e de reparar os danos causados. 3 O dever de dar conta de alguma coisa que se fez ou mandou fazer, por ordem pública ou particular. 4 Imposição legal ou moral de reparar ou satisfazer qualquer dano ou perda.R. bancária, Com: compromisso de vigilância, assumido pela casa bancária, para com o depositante. R. civil, Dir: a que resulta de dano, direto ou indireto, ao patrimônio de alguém, por dolo, fraude ou falha funcional, exigindo reparação. R. coletiva, Sociol: obrigação reconhecida socialmente, assumida por grupo que aceita as conseqüências de atos praticados por qualquer um de seus membros. R. criminal, Dir: a que decorre de deliberação consciente ou omissão, sem intenção dolosa, prevendo ou não as conseqüências lesivas. R. limitada: aquela que não excede o valor das ações ou títulos de uma sociedade anônima, que constituem todo o capital social. Chamar à responsabilidade: lembrar (a alguém) que é responsável por atos seus ou de outrem. Tornar efetiva a responsabilidade (a alguém): obrigar (alguém) a dar contas daquilo a que se obrigou ou que prometeu.

2. Social
so.ci.al
adj m+f (lat sociale) 1 Pertencente ou relativo à sociedade. 2 Que diz respeito a uma sociedade. 3 Sociável. 4 Próprio dos sócios de uma sociedade. 5 Conveniente à sociedade ou próprio dela. 6 Relativo, pertencente, devotado ou apropriado ao intercurso ou às relações amigáveis ou por elas caracterizado:Função social. 7 Relativo ou pertencente à sociedade humana considerada como entidade dividida em classes graduadas, segundo a posição na escala convencional: Posição social, condição social, classe social. 8 Relativo à vida do homem em sociedade: Ciências sociais. 9 Sociol Relativo ou pertencente às manifestações provenientes das relações entre os seres humanos, inclusive aquelas que constituem o campo específico da Sociologia: Problemas sociais. 10 Hist nat Aplica-se a certos animais e plantas que vivem em grupos mais ou menos numerosos.

“Na união dessas palavras, e seus diversos significados, temos a responsabilidade social “que pode ser definida por nós: ” a missão de construir sem destruir”. Porém  temos também a globalização, a era do conhecimento, e as mudanças  sócio econômicas que ocorreram nos últimos 20 anos. Já não se produz riqueza sem pensar no meio ambiente e não há produção de lucros sem pensar com  responsabilidade. E esse conceito de responsabilidade social  vem atrelado á todas as pessoas que participam direta ou indiretamente das empresas.

Uma empresa hoje não sobrevive se não constar no seu planejamento estratégico a relação negócio com responsabilidade. Hoje há um clamor por transparência nos negócios, e com a demanda dividida pela competitividade, as empresas estão sendo forçadas a adotar posturas mais responsáveis em suas ações empresariais.

Acreditamos que com o envolvimento de todos no processo empresarial haverá quebra de paradigmas e todos sairão ganhando. Haverá maior produtividade, distribuição de riquezas, melhora no ambiente social, pessoal e é claro a natureza agradece.

A busca por responsabilidade social corporativa tem algumas características: a pluralidade, que é diálogo interno e externo com todos os envolvidos no processo, a distribuição que é saber de quem comprar e o porquê de vender. A sustentabilidade, que forma parcerias sólidas, evita a escassez e desperdício de recursos e por último a transparência que hoje é o pilar das empresas sérias.

Para a empresa “Camiseta feita de pet” esses passos que estão sendo dados representam o que esperamos das relações comerciais, de nossos parceiros e de nós mesmos. Todas as nossas estratégias estão focadas nas relações comerciais humanizadas, com foco em resultados que satisfaçam todos. O comércio não pode ser uma via de mão única. Acreditamos no todo sempre.

Nossa função é contribuir para um Brasil mais justo, mais ético, mais transparente. Trocar experiências, trazer novas tecnologias, e praticar o comércio justo é a nossa missão.

Se no meio do caminho não encontrarmos  respostas para as nossas dúvidas, temos a certeza de que você que faz parte desse processo, poderá nos ajudar, afinal a responsabilidade social não é sua, nem minha, é nossa.