Processo de transformação de garrafas pet em camiseta

Camiseta Ecológica Peixe

Muitas pessoas não conseguem visualizar como uma garrafa se transforma em camiseta. Nas nossas andanças pelo Brasil levando o projeto nos deparamos com muitas situações engraçadas:

1. Alguns  cheiram  a camiseta ( acho que para saber de qual refrigerante ela vem)….

2. Outros amassam para ver se sentem a textura do plástico….

3. Outros perguntam se a cor preta veio de garrafas de Coca Cola.

4. E outros mesmo a gente explicando todo o processo ainda teimam em dizer que não é de garrafa pet

5. Um também colocou fogo em um retalhinho ( ele ficou duro como um pau)

Por isso resolvemos colocar o processo de fabricação das camisetas:

Com quantas garrafas PET se faz uma camiseta? Duas de dois litros. Dois refrigerantes vazios e a mistura com algodão e temos uma peça eco-eficiente para vestir. A eficiência vem da diminuição dos impactos ambientais na produção. Seguindo a regra dos três erres (reduza, reutilize e recicle), recolhe-se às fábricas o que seria descartado e transforma-se em um novo produto.

Para entender o processo de fabricação das camisetas, basta compreender que o polietileno das garrafas pet é um material termoplástico, o que significa que pode ser reaproveitado diversas vezes pelo mesmo ou por outro processo de transformação. Quando são aquecidos, esses plásticos amolecem, fundem e podem ser novamente moldados.

Fases do processo:

1ª- As garrafas Pet depois de usadas são recolhidas pelos catadores, lavadas e separadas por cores. Nesta fase são retiradas as tampas e os rótulos das embalagens, que passam por um processo de higienização e secagem. Então, o pet é moído e reduzido a pequenos pedaços (flakes);

2ª- É feita uma fusão à temperatura de 300°C, além de uma filtragem para retirada de impurezas. Teremos então os chips, que são grânulos milimétricos. Repete-se o processo, e o material derretido é passado por um equipamento que o transforma em filamentos. O resultado é uma fibra cerca de 20% mais fina que a do algodão;

3ª- As fibras (A fibra é uma estrutura filamentosa natural, artificial ou sintética. É a unidade de matéria que pode ser fiada e transformada em tecidos planos, malhas ou feltros e podem ser obtidas a partir da garrafa Pet) são transformadas em fios de poliéster;

4ª- É então produzida a malha, combinando-se 50% de poliéster reciclado e 50% de algodão, o que resulta numa malha ecológica de grande qualidade.

A Estampa:

Nossas estampas são exclusivas e desenvolvidas por profissionais renomados e com foco sempre nas questões sócio ambientais.
São feitas com Serigrafia ou silkscreen que é um processo de impressão no qual a tinta é vazada – pela pressão de um rodo ou puxador – através de uma tela preparada (matriz).
Vantagens: maior durabilidade da estampa, cores mais vivas.

Benefícios:

Um grande benefício da reciclagem é a geração de inúmeros empregos. Esse papel social auxilia a renda de milhares de famílias ao redor do país, continuando um ciclo que só traz benefícios a todos os envolvidos. Além de contribuir com o meio ambiente e a responsabilidade social, fatores que só vem confirmar a necessidade de todos separarem o lixo para reciclagem.

Tempo de degradação:

Lembre-se uma garrafa pet demora 450 anos para degradar.
Faça a diferença no mundo e use produtos ecológicos.

A aquisição deste produto mostra seu compromisso para o crescimento sustentável do nosso planeta. Esta camiseta foi produzida com 50% de poliéster reciclado de pet e 50% de algodão.

Quer comprar ?

www.camisetafeitadepet.com.br

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.