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O significado dos 5%?

Os 5%

Um dia qualquer do ano de 2006, eu estava assistindo uma aula de TGA, no quinto semestre facul de administração e o Viola (meu professor de TGA) com o saco cheio da nossa turma, resolveu ler um texto que calou a nossa boca. Ao mesmo tempo eu me encontrei, porque sempre eu quis fazer algo realmente que chamasse a atenção das pessoas. È meio aquela coisa do inconformismo. Eu sou a pessoa otimista que vê sempre grandes oportunidades em meio a grandes tempestades. Lembro novamente do Viola, quando ele escreveu a palavra CRISE um dia na lousa e disse para a gente: Para os administradores é fácil lidar com a CRISE, basta tirar a letra S e CRIAR.

Resolvi largar a Facul de Administração e colocar em pratica o projeto. Eu não faço parte da turma do resto. Eu sei que eu vim para o mundo para fazer a diferença. Hoje quase 4 anos depois, sempre que alguém veste a nossa camiseta “eu faço a diferença no mundo” eu sinto que valeu a pena. Assim como valeu a pena ter encontrado a Vanda como sócia, porque ela consegue unir a emoção com o equilíbrio que as relações comerciais exigem. Eu sinto o maior orgulho quando nos eventos que participamos a garotada quer saber o que é esse símbolo dos 05%. E cada vez que eu escuto: ahhhhhhh, eu faço a diferença no mundo!

Ele significa em poucas palavras: tome uma atitude, encontre seu caminho, dê o melhor de si. Segue o texto e de verdade esperamos que ele seja um divisor de águas para os nossos amigos e clientes:

A maior bronca que já levei

Tínhamos uma aula de Fisiologia na escola de medicina logo após a semana da Pátria. Como a maioria dos alunos havia viajado aproveitando o feriado prolongado, todos estavam ansiosos para contar as novidades aos colegas e a excitação era geral. Um velho professor entrou na sala e imediatamente percebeu que iria ter trabalho para conseguir silêncio. Com grande dose de paciência tentou começar a aula, mas você acha que minha turma correspondeu?

Que nada. Com um certo constrangimento, o professor tornou a pedir silêncio educadamente. Não adiantou, ignoramos a solicitação e continuamos firmes na conversa. Foi aí que o velho professor perdeu a paciência e deu a maior bronca que eu já presenciei.

“Prestem atenção porque eu vou falar isso uma única vez”, disse, levantando a voz e um silêncio carregado de culpa se instalou em toda a sala e o professor continuou.

“Desde que comecei a lecionar isso já faz muito anos, descobri que nós professores, trabalhamos apenas 5% dos alunos de uma turma. Em todos esses anos observei que de cada cem alunos, apenas cinco são realmente aqueles que fazem alguma diferença no futuro; apenas cinco se tornam profissionais brilhantes e contribuem de forma significativa para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Os outros 95% servem apenas para fazer volume; são medíocres e passam pela vida sem deixar nada de útil.

O interessante é que esta porcentagem vale para todo o mundo. Se vocês prestarem atenção notarão que de cem professores, apenas cinco são aqueles que fazem a diferença; de cem garçons, apenas cinco são excelentes; de cem motoristas de táxi, apenas cinco são verdadeiros profissionais; e podemos generalizar ainda mais: de cem pessoas, apenas cinco são verdadeiramente especiais.

É uma pena muito grande não termos como separar estes 5% do resto, pois se isso fosse possível, eu deixaria apenas os alunos especiais nesta sala e colocaria os demais para fora, então teria o silêncio necessário para dar uma boa aula e dormiria tranqüilo sabendo ter investido nos melhores.

Mas, infelizmente não há como saber quais de vocês são estes alunos. Só o tempo é capaz de mostrar isso. Portanto, terei de me conformar e tentar dar uma aula para os alunos especiais, apesar da confusão que estará sendo feita pelo resto. Claro que cada um de vocês sempre pode escolher a qual grupo pertencerá. Obrigado pela atenção e vamos à aula de…”.

Nem preciso dizer o silêncio que ficou na sala e o nível de atenção que o professor conseguiu após aquele discurso. Aliás, a bronca tocou fundo em todos nós, pois minha turma teve um comportamento exemplar em todas as aulas de Fisiologia durante todo o semestre; afinal quem gostaria de espontaneamente ser classificado como fazendo parte do resto?

Hoje não me lembro muita coisa das aulas de Fisiologia, mas a bronca do professor eu nunca mais esqueci. Para mim, aquele professor foi um dos 5% que fizeram a diferença em minha vida. De fato, percebi que ele tinha razão e, desde então, tenho feito de tudo para ficar sempre no grupo dos 5%, mas, como ele disse, não há como saber se estamos indo bem ou não; só o tempo dirá a que grupo pertencemos.

Contudo, uma coisa é certa: Se não tentarmos ser especiais em tudo que fazemos se não tentarmos fazer tudo o melhor possível, seguramente sobraremos na turma do resto.”

E ai você quer ser de que turma?