" />

A importância do Educador Ambiental

As crianças passam grande parte do seu tempo nas escolas. Na escola elas aprendem a conviver em sociedade, a crescer como ser humano, a dividir e respeitar e estudam as matérias que são impostas pela grade curricular. Qual o papel do educador?

Não podemos transportar para a escola a responsabilidade de educar os filhos, mas podemos esperar que a escola cumpra o seu papel de formar cidadãos dispostos a viver num mundo melhor e nesse contexto o educador torna-se chave importante do processo de transformação do indivíduo.  Sabemos que sem educação ambiental, estamos perdendo a oportunidade de conviver com um mundo melhor.

O educador mostra as atitudes a serem tomadas. Quem nunca se encantou pela atitude de um professor?  O educador mostra os caminhos, ensina a fazer separações, e mostra que é possível viver num mundo melhor, respeitando as pessoas e tudo o que faz parte o meio ambiente.

É do educador a função de mudar comportamentos através de reflexões diárias e contínuas. A Educação Ambiental não se restringe a separação de lixo e a importância da racionalização da água que pode acabar. É do Educador a responsabilidade de interação com a natureza, essa interação que traz o conhecimento, e o homem só destrói aquilo que não conhece.   Acredito mesmo que a Educação Ambiental só será aplicada quando os educadores, se conscientizarem da sua importância como agentes transformadores e começarem a misturar a prática com a teoria, que nesse caso consiste em tirar os alunos da sala de aula, os levando a conhecer e interagir com o meio ambiente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *